Pular para o conteúdo principal

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL É POSSÍVEL

OLÁ
Nestes tempos nada fáceis de pandemia, se não há nada que possamos fazer para mudar a situação, podemos, pelo menos, desenvolver pensamentos e idéias que possam melhorar este nosso planeta tão maravilhoso.


Na postagem anterior falamos sobre aproveitar as árvores e fazer uma horta sob a mesma.  E hoje, quero falar sobre iniciar uma lavoura de forma sustentável desde o início.


Em muitos lugares, encontrei pomares de laranja intercalados com pés de mamão.


Pensando sobre isso, cheguei a conclusão que plantas altas e com pouca copa não influenciam negativamente o pomar, pelo contrario, ajudam a enriquecer o solo através da matéria orgânica que elas produzem , isto é, as folhas.


Com esta visão estamos formando nossos três primeiros talhões com laranjeiras intercaladas com quatro (4) tipos de árvores:


- Mamão


- Teca


-  Pau Formiga


- Ficheira


Todas estas são árvores muito altas e com copas pequenas, vão proporcionar pouca sobra, exercerão sua função perante a natureza, e estaremos com um pequeno plantio de árvores se perder terra.





USAMOS AS FOLHAS PARA FAZER A COBERTURA DA LINHA E NÃO NASCER MATO. 









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco c...
  PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA? Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?   Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades.   Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo. Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não. Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:     Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.     Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a ...

Epoca Certa para flores e plantas em casa!

Um dos nossos colaboradores, do Viveiro Chiara, passará a escrever no nosso blog, com muitas dicas de plantas e flores, seu nome e Abraão. Olá pessoal, é um enorme prazer poder dividir um pouco do meu amor pelas plantas com vocês. Vamos lá!  N os últimos meses passamos a ficar mais tempo em casa, seguindo as orientações das autoridades para evitar a disseminação da covid-19, porém estamos acostumados a uma vida corrida devido ao nosso cotidiano, ao passar dos dias começamos a sentir falta tanto da presença de outras pessoas, bem como a de interagir com os mesmos . Vou dar uma dica de plantas que trazem energia que falta para o seu lar. Algumas até com poder de purificar o ar do ambiente. Existem estudos que mostram que, ao falar com uma planta, liberamos CO² ao redor dela. Esse gás é expelido naturalmente ao expirarmos e as plantas o usam como matéria-prima na fotossíntese. Logo, essa quantidade de CO² pode contribuir para uma fotossíntese saudável da planta, o que a fará crescer. ...