Pular para o conteúdo principal

Epoca Certa para flores e plantas em casa!

Um dos nossos colaboradores, do Viveiro Chiara, passará a escrever no nosso blog, com muitas dicas de plantas e flores, seu nome e Abraão.


Olá pessoal, é um enorme prazer poder dividir um pouco do meu amor pelas plantas com vocês.


Vamos lá!


 Nos últimos meses passamos a ficar mais tempo em casa, seguindo as orientações das autoridades para evitar a disseminação da covid-19, porém estamos acostumados a uma vida corrida devido ao nosso cotidiano, ao passar dos dias começamos a sentir falta tanto da presença de outras pessoas, bem como a de interagir com os mesmos .

Vou dar uma dica de plantas que trazem energia que falta para o seu lar. Algumas até com poder de purificar o ar do ambiente.

Existem estudos que mostram que, ao falar com uma planta, liberamos CO² ao redor dela. Esse gás é expelido naturalmente ao expirarmos e as plantas o usam como matéria-prima na fotossíntese. Logo, essa quantidade de CO² pode contribuir para uma fotossíntese saudável da planta, o que a fará crescer.

Há também alguns estudos que comprovam que. ao falar com as plantas, baixamos o nível de stress contido no organismo, porém, sem dados científicos comprobatórios, mas aprovado e indicado por psicólogos renomados. Falar com elas nos proporciona um sentimento, mesmo que momentâneo, de liberdade e nos faz atingir paz interior. 

Sobre os cuidados:

Todas as plantas indicadas preferem ficar à sombra, adaptadas à claridade do início da manhã ou final da tarde. “As begônias e samambaias são as plantas desse grupo que mais gostam de água, podendo ser regadas até duas vezes por semana. 

O restante, pode ser regado uma vez por semana, uma dica e colocar o dedo na terra do vaso se ela estiver muito seca você pode realizar a rega. Todas as espécies são encontradas com facilidade em floriculturas.

Espécies ideais para se ter em casa, tanto na área externa quanto interna, em locais onde há uma boa luminosidade

Pode ser na sala, na cozinha, no banheiro e até mesmo no quarto, sempre próximo a uma janela ou porta de vidro onde possa ter algumas horas de sol por dia.


Abraão Ramalho

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco central amarelo, e estas  flores são  he
  PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA? Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?   Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades.   Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo. Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não. Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:     Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.     Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a 4 horas de sol por dia.     Sombra

JACARANDA DE MINAS - VOCÊ JA PAROU PARA OLHAR?

Jacarandá de Minas é uma espécie  de arvore de médio porte, sua altura vai de 5 a 10 metros, e seu diâmetro varia de 30 a 40 cm. Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Sua madeira é própria para marcenaria. Floresce durante os meses de setembro/dezembro, época em que ela fica totalmente despida de sua folhagem velha, apresentando somente suas flores. Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro. Em virtude da beleza de suas flores e folhas, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. No México, em algumas de suas cidades, ela é facilmente encontrada embelezando suas ruas. A árvore  Jacarandá de Minas é usada em  reflorestamentos, isto é preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e plantio doméstico. Para seu uso  na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada, levando em conta sua altura e suas raízes, para que não haja problemas com a fiação elétrica ou