Pular para o conteúdo principal

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

 


Olá pessoal !

Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente.

Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare?

Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece?

Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de bem-me-quer, bonina, mal-me-quer-bravo e olho de boi.

Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa.

Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo, da dália e do girassol.

Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo.

A parte da margarida conhecida como flor, em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo. As marginais, são as pétalas e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco central amarelo, e estas  flores são hermafroditas.

Suas flores podem atingir até sessenta centímetros de altura.

A propagação é feita por sementes ou pela divisão das touceiras.

No caso de divisão de touceiras, o correto é aguardar a queda das flores. 

Para ter um canteiro bonito, o ideal é que a  renovação do mesmo seja feita a cada dois (2) anos, eliminando as partes velhas e lenhosas e plantando as ramificações novas que apresentem raízes.

A margarida floresce principalmente na primavera, e dura até o outono. São belíssimas flores, e muito fáceis de cuidar.

Mal me quer, bem me quer

A margarida, também conhecida como bem-me-quer, é considerada, por muitos, como a flor do amor. Este nome surgiu de uma brincadeira em que suas pétalas são retiradas na esperança de saber a reciprocidade dos sentimentos da pessoa amada. A cada pétala subtraída se diz: mal- me-quer, e, na próxima, bem-me-quer.  

Acredita-se, também,  que ao dá-la de presente é uma promessa de amor verdadeiro, pois, suas pétalas são lisas e na maioria das  vezes brancas, representando pureza, inocência, paz e sensibilidade.

Local e manutenção:

Ela gosta de sol pleno e é tolerante ao frio. 

Para planta-la, opte por uma terra vegetal adubada e cubra até a metade do caule da planta. Cuidado com as regas frequentes ! Atente-se em adicionar água somente quando a terra estiver quase seca. 

Uma curiosidade: na Idade Média, as mulheres faziam colares com pétalas de margarida e colocavam nos escudos dos seus companheiros; tinham a intenção demonstrar o seu amor e protege-los nas guerras e batalhas.









Comentários

  1. Elas são de uma beleza inesplicavel eu amo margaridas .
    obrigada por compartilhar estes conhecimentos comigo Abraão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo carinho
      E fique atenta para mais dicas
      Compartilhe com os amigos

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

JACARANDA DE MINAS - VOCÊ JA PAROU PARA OLHAR?

Jacarandá de Minas é uma espécie  de arvore de médio porte, sua altura vai de 5 a 10 metros, e seu diâmetro varia de 30 a 40 cm. Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Sua madeira é própria para marcenaria. Floresce durante os meses de setembro/dezembro, época em que ela fica totalmente despida de sua folhagem velha, apresentando somente suas flores. Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro. Em virtude da beleza de suas flores e folhas, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. No México, em algumas de suas cidades, ela é facilmente encontrada embelezando suas ruas. A árvore  Jacarandá de Minas é usada em  reflorestamentos, isto é preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e plantio doméstico. Para seu uso  na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada, levando em conta sua altura e suas raízes, para que não haja problemas com a...
Olá meus queridos leitores! Eu sou Abraão Ramalho, e hoje vou falar um pouco sobre uma florzinha que eu particularmente gosto muito. Ela é versátil, colorida, delicada e de fácil cultivo. Um verdadeiro curinga da jardinagem.   E aí, já sabem de quem eu estou falando?   Isso mesmo, ela é a “Onze horas”. A Onze-horas, é uma planta nativa da América do Sul, seu nome cientifico é Portulaca Grandiflora e possui a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome, Onze-horas. Ela é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano e por obter folhas carnudas e bem suculentas. Aliás, a Onze-horas é considerada uma suculenta, parente dos cactos. Seu uso é comum em jardins por possuir uma grande variação de cores e a sua estatura pode chegar até 20cm. A floração ocorre o ano inteiro com maior incidência nos meses quentes (primavera e verão) e menor nos meses mais frios (inverno e outono). As flores abrem e fecham diariamente, o que deixa ...