Pular para o conteúdo principal

 PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?  

Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades. 

Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo.

Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não.

Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:

    Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.

    Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a 4 horas de sol por dia.

    Sombra: Isso não quer dizer escuridão! Para a jardinagem quer dizer menos de 2 horas de sol direto ou indireto filtrados por uma janela por exemplo. Nenhuma planta vive na completa escuridão. 

Nas áreas externas da casa no jardim, em um pergolado, uma varanda onde a incidência de sol por mais de 4 horas por dia, é considerado sol pleno.

    Em um cômodo da casa muito bem iluminado bem colado na janela, porém sem sol direto é considerado meia sombra. 

    Afastando um pouco mais da janela, porém com uma boa claridade, exemplo no banheiro, na cozinha sala, quarto ou lavabo, é considerado sombra.

    Vamos pensar que no sol direto, a quantidade de luz é absurdamente maior é de aproximadamente 100 vezes mais que naquele cômodo bem iluminado. Não há nada que substitua por completo a iluminação do sol direto.

   Já embaixo de uma palmeira a luz é considerada filtrada equivale umas 10 x menos que no sol direto, mas pelo menos 20 x mais que no cômodo bem iluminado.

    E naquele corredor escuro?  Seria mais ou menos 70 vezes menos que no sol.

Então se você colocar uma planta de sol pleno no corredor de casa, ela pode morrer, pois a planta precisava de muito mais luz que aquela de dentro de casa.

Isso ocorre geralmente com cactos e suculentas, na maioria das vezes estas são de sol pleno mas achamos tão bonitas e queremos exibi-las dentro de casa em um móvel da sala, com passar dos dias ela vai mudando sua aparência, ela fica estiolada que é quando o caule se expande e as folhas ficam mais espaçadas pois ela está buscando a luz do sol. Consequentemente ela vem a morrer. 

Lembre-se toda planta precisa de luz para produzir o seu alimento através da fotossíntese. Mas cada planta precisa de uma quantidade de luz diferente, algumas precisam de muito sol para florir e crescer bem, outras simplesmente queimam suas folhas se o sol ficar batendo direto nelas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco c...

PORQUE IGNORAMOS AS COISAS?

Bom dia a todos. Acho que é um momento de reflexão. É verdade que o mundo inteiro acabou com as suas reservas florestais. Somente o Brasil tem, mas, já que a gente quer ser igual a todo mundo, vamos acabar com a nossa também! Em vez de ficarmos com 60 porcento de mata florestal e proteger o mundo todo, vamos deixar só com 21por cento e o mundo acaba para a gente e pra todo mundo né... Como até um assassino tem direito a um advogado né, o lado errado vai ter sempre direito a suas defesas. Agora, quem mora no campo, quem já foi várias vezes para Amazônia, quem esteve em Galápagos, quem esteve recentemente no Panama, quem esteve no Pantanal ano passado e esta voltando este ano, quem tem um contato com todas as pessoas da area ambiental, quem tem um biólogo contratado na fazenda, como eu, quem tem o pé de laranja que está morrendo, coisa que em 50 anos nunca aconteceu, quem esta passando por uma seca de 7 meses que nunca o passou antes, como a nossa cidade... Todos as proprieda...
Olá meus queridos leitores! Eu sou Abraão Ramalho, e hoje vou falar um pouco sobre uma florzinha que eu particularmente gosto muito. Ela é versátil, colorida, delicada e de fácil cultivo. Um verdadeiro curinga da jardinagem.   E aí, já sabem de quem eu estou falando?   Isso mesmo, ela é a “Onze horas”. A Onze-horas, é uma planta nativa da América do Sul, seu nome cientifico é Portulaca Grandiflora e possui a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome, Onze-horas. Ela é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano e por obter folhas carnudas e bem suculentas. Aliás, a Onze-horas é considerada uma suculenta, parente dos cactos. Seu uso é comum em jardins por possuir uma grande variação de cores e a sua estatura pode chegar até 20cm. A floração ocorre o ano inteiro com maior incidência nos meses quentes (primavera e verão) e menor nos meses mais frios (inverno e outono). As flores abrem e fecham diariamente, o que deixa ...