Pular para o conteúdo principal

Olá meus queridos leitores! Eu sou Abraão Ramalho, e hoje vou falar um pouco sobre uma florzinha que eu particularmente gosto muito. Ela é versátil, colorida, delicada e de fácil cultivo. Um verdadeiro curinga da jardinagem. 

E aí, já sabem de quem eu estou falando? 

Isso mesmo, ela é a “Onze horas”.

A Onze-horas, é uma planta nativa da América do Sul, seu nome cientifico é Portulaca Grandiflora e possui a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome, Onze-horas. Ela é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano e por obter folhas carnudas e bem suculentas. Aliás, a Onze-horas é considerada uma suculenta, parente dos cactos. Seu uso é comum em jardins por possuir uma grande variação de cores e a sua estatura pode chegar até 20cm. A floração ocorre o ano inteiro com maior incidência nos meses quentes (primavera e verão) e menor nos meses mais frios (inverno e outono). As flores abrem e fecham diariamente, o que deixa o ambiente colorido durante o período mais acalorado e iluminado do dia.

A onze-horas é perfeita para ser usada em bordas de canteiros e composição de maciços, servindo como forração, mas também pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Por se tratar de uma planta de pleno sol, ou seja, necessita de uma exposição direta de luz solar de aproximadamente entre 4 a 6 horas por dia, ela também é usada em jardins e ambientes externos, e além disso suas flores atraem abelhas e borboletas. 

A maneira mais comum de propagação da planta se dá por estaquia, que é quando usamos galhos da planta adulta para formar novas plantinhas. Mudas e sementes podem ser encontradas facilmente em lojas de flores, centrais de abastecimento e pela internet.

Seu ciclo é anual e o plantio deve ser feito no verão em solo fértil e bem drenável, composto por terra e areia em partes iguais. A onze-horas é versátil, gosta de sol e tolera geadas, por essa razão pode ser cultivada em várias regiões do Brasil. Recomendo que a cada dois anos seja feita a renovação do canteiro, de preferência nos meses mais frios quando a floração diminui, as folhas caem e os galhos ficam mais expostos. 

 A onze-horas é pouco exigente com os cuidados durante o desenvolvimento. Adubação feita com húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bem curtido a cada 3 meses é o suficiente. Sobre a irrigação, o ideal é regar de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol, e levando em consideração o clima da sua região. Se tiver plantado em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Use seu dedo como base, toque na terra do seu vaso ou canteiro, caso esteja seco, é hora de regar. Não regue demais, ou ela ficará afogada.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco c...

Epoca Certa para flores e plantas em casa!

Um dos nossos colaboradores, do Viveiro Chiara, passará a escrever no nosso blog, com muitas dicas de plantas e flores, seu nome e Abraão. Olá pessoal, é um enorme prazer poder dividir um pouco do meu amor pelas plantas com vocês. Vamos lá!  N os últimos meses passamos a ficar mais tempo em casa, seguindo as orientações das autoridades para evitar a disseminação da covid-19, porém estamos acostumados a uma vida corrida devido ao nosso cotidiano, ao passar dos dias começamos a sentir falta tanto da presença de outras pessoas, bem como a de interagir com os mesmos . Vou dar uma dica de plantas que trazem energia que falta para o seu lar. Algumas até com poder de purificar o ar do ambiente. Existem estudos que mostram que, ao falar com uma planta, liberamos CO² ao redor dela. Esse gás é expelido naturalmente ao expirarmos e as plantas o usam como matéria-prima na fotossíntese. Logo, essa quantidade de CO² pode contribuir para uma fotossíntese saudável da planta, o que a fará crescer. ...

PORQUE IGNORAMOS AS COISAS?

Bom dia a todos. Acho que é um momento de reflexão. É verdade que o mundo inteiro acabou com as suas reservas florestais. Somente o Brasil tem, mas, já que a gente quer ser igual a todo mundo, vamos acabar com a nossa também! Em vez de ficarmos com 60 porcento de mata florestal e proteger o mundo todo, vamos deixar só com 21por cento e o mundo acaba para a gente e pra todo mundo né... Como até um assassino tem direito a um advogado né, o lado errado vai ter sempre direito a suas defesas. Agora, quem mora no campo, quem já foi várias vezes para Amazônia, quem esteve em Galápagos, quem esteve recentemente no Panama, quem esteve no Pantanal ano passado e esta voltando este ano, quem tem um contato com todas as pessoas da area ambiental, quem tem um biólogo contratado na fazenda, como eu, quem tem o pé de laranja que está morrendo, coisa que em 50 anos nunca aconteceu, quem esta passando por uma seca de 7 meses que nunca o passou antes, como a nossa cidade... Todos as proprieda...