Olá meus queridos leitores! Eu sou Abraão Ramalho, e hoje vou falar um pouco sobre uma florzinha que eu particularmente gosto muito. Ela é versátil, colorida, delicada e de fácil cultivo. Um verdadeiro curinga da jardinagem.
E aí, já sabem de quem eu estou falando?
Isso mesmo, ela é a “Onze horas”.
A Onze-horas, é uma planta nativa da América do Sul, seu nome cientifico é Portulaca Grandiflora e possui a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome, Onze-horas. Ela é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano e por obter folhas carnudas e bem suculentas. Aliás, a Onze-horas é considerada uma suculenta, parente dos cactos. Seu uso é comum em jardins por possuir uma grande variação de cores e a sua estatura pode chegar até 20cm. A floração ocorre o ano inteiro com maior incidência nos meses quentes (primavera e verão) e menor nos meses mais frios (inverno e outono). As flores abrem e fecham diariamente, o que deixa o ambiente colorido durante o período mais acalorado e iluminado do dia.
A onze-horas é perfeita para ser usada em bordas de canteiros e composição de maciços, servindo como forração, mas também pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Por se tratar de uma planta de pleno sol, ou seja, necessita de uma exposição direta de luz solar de aproximadamente entre 4 a 6 horas por dia, ela também é usada em jardins e ambientes externos, e além disso suas flores atraem abelhas e borboletas.
A maneira mais comum de propagação da planta se dá por estaquia, que é quando usamos galhos da planta adulta para formar novas plantinhas. Mudas e sementes podem ser encontradas facilmente em lojas de flores, centrais de abastecimento e pela internet.
Seu ciclo é anual e o plantio deve ser feito no verão em solo fértil e bem drenável, composto por terra e areia em partes iguais. A onze-horas é versátil, gosta de sol e tolera geadas, por essa razão pode ser cultivada em várias regiões do Brasil. Recomendo que a cada dois anos seja feita a renovação do canteiro, de preferência nos meses mais frios quando a floração diminui, as folhas caem e os galhos ficam mais expostos.
A onze-horas é pouco exigente com os cuidados durante o desenvolvimento. Adubação feita com húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bem curtido a cada 3 meses é o suficiente. Sobre a irrigação, o ideal é regar de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol, e levando em consideração o clima da sua região. Se tiver plantado em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Use seu dedo como base, toque na terra do seu vaso ou canteiro, caso esteja seco, é hora de regar. Não regue demais, ou ela ficará afogada.
Comentários
Postar um comentário