Pular para o conteúdo principal

Olá meus queridos leitores! Eu sou Abraão Ramalho, e hoje vou falar um pouco sobre uma florzinha que eu particularmente gosto muito. Ela é versátil, colorida, delicada e de fácil cultivo. Um verdadeiro curinga da jardinagem. 

E aí, já sabem de quem eu estou falando? 

Isso mesmo, ela é a “Onze horas”.

A Onze-horas, é uma planta nativa da América do Sul, seu nome cientifico é Portulaca Grandiflora e possui a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome, Onze-horas. Ela é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano e por obter folhas carnudas e bem suculentas. Aliás, a Onze-horas é considerada uma suculenta, parente dos cactos. Seu uso é comum em jardins por possuir uma grande variação de cores e a sua estatura pode chegar até 20cm. A floração ocorre o ano inteiro com maior incidência nos meses quentes (primavera e verão) e menor nos meses mais frios (inverno e outono). As flores abrem e fecham diariamente, o que deixa o ambiente colorido durante o período mais acalorado e iluminado do dia.

A onze-horas é perfeita para ser usada em bordas de canteiros e composição de maciços, servindo como forração, mas também pode ser cultivada em vasos e jardineiras. Por se tratar de uma planta de pleno sol, ou seja, necessita de uma exposição direta de luz solar de aproximadamente entre 4 a 6 horas por dia, ela também é usada em jardins e ambientes externos, e além disso suas flores atraem abelhas e borboletas. 

A maneira mais comum de propagação da planta se dá por estaquia, que é quando usamos galhos da planta adulta para formar novas plantinhas. Mudas e sementes podem ser encontradas facilmente em lojas de flores, centrais de abastecimento e pela internet.

Seu ciclo é anual e o plantio deve ser feito no verão em solo fértil e bem drenável, composto por terra e areia em partes iguais. A onze-horas é versátil, gosta de sol e tolera geadas, por essa razão pode ser cultivada em várias regiões do Brasil. Recomendo que a cada dois anos seja feita a renovação do canteiro, de preferência nos meses mais frios quando a floração diminui, as folhas caem e os galhos ficam mais expostos. 

 A onze-horas é pouco exigente com os cuidados durante o desenvolvimento. Adubação feita com húmus de minhoca, composto orgânico ou esterco bem curtido a cada 3 meses é o suficiente. Sobre a irrigação, o ideal é regar de duas a três vezes por semana, de acordo com a incidência de sol, e levando em consideração o clima da sua região. Se tiver plantado em vaso ou jardineira, diminua as regas para uma ou duas vezes por semana. Use seu dedo como base, toque na terra do seu vaso ou canteiro, caso esteja seco, é hora de regar. Não regue demais, ou ela ficará afogada.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco central amarelo, e estas  flores são  he
  PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA? Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?   Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades.   Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo. Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não. Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:     Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.     Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a 4 horas de sol por dia.     Sombra

JACARANDA DE MINAS - VOCÊ JA PAROU PARA OLHAR?

Jacarandá de Minas é uma espécie  de arvore de médio porte, sua altura vai de 5 a 10 metros, e seu diâmetro varia de 30 a 40 cm. Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Sua madeira é própria para marcenaria. Floresce durante os meses de setembro/dezembro, época em que ela fica totalmente despida de sua folhagem velha, apresentando somente suas flores. Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro. Em virtude da beleza de suas flores e folhas, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. No México, em algumas de suas cidades, ela é facilmente encontrada embelezando suas ruas. A árvore  Jacarandá de Minas é usada em  reflorestamentos, isto é preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e plantio doméstico. Para seu uso  na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada, levando em conta sua altura e suas raízes, para que não haja problemas com a fiação elétrica ou