Olá
pessoal eu sou Abrão Ramalho colaborador do projeto chiara trabalho cuidando de
plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente.
Nome popular: Lambari roxo
Nome científico: Tradescantia zebrina
Família: Commelinaceae
Altura :15 a25 cm
Folhagem ornamental.
Origem: América do Norte, México
Ciclo de vida: Perene.
Existem diversas espécies dessa família Tradescantia, pois, é uma família bem grande, mas hoje falaremos do lambari roxo.
É uma muito bela, com folhas bem chamativas. Alias, são suas folhas que atraem os olhares dos seus admiradores, embora possuam flores bem singelas nos tons de rosa
Pode ser usado em canteiros como plantas forrageiras, na composição de jardins verticais e em vasos e floreiras.
Se adaptam tanto no ambiente interno quanto externo, não é muito exigente quanto a adubação mas gosta de um solo fértil (composto por matéria orgânica advindo da compostagem ou esterco animal bem curtido)
O ideal é que a mistura contenha areia para se tornar bem drenável e não acumular água nas raízes.
O lambari, quando cultivado em meia sombra, suas folhas possuem um tom roxo esverdeado com brilho adorável ; e quando cultivado a sol pleno suas folhas possuem um tom roxo bem intenso com umas nuances amareladas e se fecham quando o sol está muito forte.
Hoje fiz a renovação de um canteiro cultivado a meia sombra. Identificamos as falhas, podamos para retirar as mudas, afofamos a terra, misturamos esterco curtido. Para finalizar, fizemos furos no solo e replantamos. Antes de sair, fizemos uma boa rega.
Ficou um canteiro bem cheio, renovado e saudável
México, Lambari é originário, a planta é usada para fazer um delicioso refresco. É chamado "Água de Matali " . É feito com a infusão das folhas da Lambari, limão, açúcar ou mel e muito gelo. É uma limonada rosa e maravilhosa"
Comentários
Postar um comentário