Pular para o conteúdo principal

 

Olá pessoal eu sou Abrão Ramalho colaborador do projeto chiara trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente.


Nome popular: Lambari roxo

Nome científico: Tradescantia zebrina

Família: Commelinaceae

Altura :15 a25 cm 

Folhagem ornamental.

Origem:  América do Norte, México

Ciclo de vida: Perene.

 


Existem diversas espécies dessa família Tradescantia, pois, é uma família bem grande, mas hoje falaremos do lambari roxo. 

É uma muito bela, com folhas bem chamativas. Alias, são suas folhas que atraem os olhares dos seus admiradores, embora possuam flores bem singelas nos tons de rosa

Pode ser usado em canteiros como plantas forrageiras, na composição de jardins verticais e em vasos e floreiras.

Se adaptam tanto no ambiente interno quanto externo, não é muito exigente quanto a adubação mas gosta de um solo fértil (composto por matéria orgânica advindo da compostagem ou esterco animal bem curtido) 

O ideal é que a mistura contenha areia para se tornar bem drenável e não acumular água nas raízes.

O lambari, quando cultivado em meia sombra, suas folhas possuem um tom roxo esverdeado com brilho adorável ; e quando cultivado a sol pleno suas folhas possuem um tom roxo bem intenso com umas nuances amareladas e se fecham quando o sol está muito forte.

Hoje fiz a renovação de um canteiro cultivado a meia sombra. Identificamos as falhas, podamos para retirar as mudas,  afofamos a terra, misturamos esterco curtido. Para finalizar,  fizemos furos no solo e replantamos. Antes de sair, fizemos uma boa rega.

Ficou um canteiro bem cheio, renovado e saudável




    

 México, Lambari é originário, a planta é usada para fazer um delicioso refresco. É chamado "Água de Matali " . É feito com a infusão das folhas da Lambari, limão, açúcar ou mel e muito gelo. É uma limonada rosa e maravilhosa"

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco central amarelo, e estas  flores são  he
  PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA? Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?   Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades.   Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo. Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não. Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:     Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.     Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a 4 horas de sol por dia.     Sombra

JACARANDA DE MINAS - VOCÊ JA PAROU PARA OLHAR?

Jacarandá de Minas é uma espécie  de arvore de médio porte, sua altura vai de 5 a 10 metros, e seu diâmetro varia de 30 a 40 cm. Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Sua madeira é própria para marcenaria. Floresce durante os meses de setembro/dezembro, época em que ela fica totalmente despida de sua folhagem velha, apresentando somente suas flores. Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro. Em virtude da beleza de suas flores e folhas, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. No México, em algumas de suas cidades, ela é facilmente encontrada embelezando suas ruas. A árvore  Jacarandá de Minas é usada em  reflorestamentos, isto é preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e plantio doméstico. Para seu uso  na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada, levando em conta sua altura e suas raízes, para que não haja problemas com a fiação elétrica ou