Pular para o conteúdo principal

NOSSA HORTA INTEGRADA

                                        

NOSSA HORTA INTEGRADA

Bom dia!

Ter uma horta, grande ou pequena, traz alegria e saúde para qualquer pessoa.

Quero contar um pouquinho sobre NOSSA HORTA INTEGRADA.

Muitas vezes, no meio rural, é dito que os espaços precisam ser aproveitados para produzir, isto é, voltados apenas para as atividades que deem lucro.

Com esta justificativa, as árvores sempre são vistas como algo que toma espaço, atrapalha e não traz benefícios.

Mas isso não é verdade!

A árvore se comporta de acordo com o encaminhamento que damos a ela enquanto estão se formando.

No Projeto Chiara fizemos uma parte de nossa horta sob a copa das árvores e ela se desenvolveu magnificamente.

Esta foi a nossa receita:

Árvores nativas.

Mudas de legumes e verduras.

Folhas secas.

Esterco seco e triturado.

O primeiro passo foi a poda das árvores. Sem tirar sua beleza ou sua força, podamos todos os galhos baixos para que ela fizesse sombra, mas não muita.
Após a primeira poda, temos feito podas ocasionais quando alguns galhos estão atrapalhando.

Em seguida, preparamos o terreno batendo toda a terra ( que já é estercada pelas folhas das arvores), adicionamos esterco, batemos mais e fizemos canteiros altos e compridos.

Plantamos nossas mudas. Mas aqui há um SEGREDO!

Aprendi, com amigas queridas da Pousada Cayman no Pantanal, que o sucesso de uma horta esta em misturar o máximo possível de coisas em cada canteiro e, depois, cobri-los com folhas secas para que o mato não suba.

Então, plantamos cenouras, alface, pimenta, cebolinha, etc, todos juntos. Assim o aroma emitido por cada um ajuda a espantar as pragas do outro e, como há pouca variedade junta, a praga não se desenvolve. (pimentas de vários tipos são ótimas inseticidas quando plantadas no meio do canteiro).

Em seguida juntamos folhas secas de todos os tipos, inclusive das próprias árvores e colocamos sobre o canteiro, entre cada uma das mudas.  

Assim surgiu nossa horta integrada com árvores de reflorestamento.

            ÁRVORES PODADAS E CANTEIROS PRONTOS









                                              DEPOIS DE UM ANO






PLANTIO MISTURADO









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARGARIDA OU BEM-ME-QUER

  Olá pessoal ! Eu sou Abrão Ramalho, colaborador do Projeto Chiara. Trabalho cuidando de plantas com o objetivo de trazer alegria e preservar o meio ambiente. Me diga uma coisa: - Você conhece Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare ? Nomes complicados não é?! E Margarida você conhece? Sim... este nome complicado é o da nossa amada Margarida!  Também chamada de  bem-me-quer , bonina , mal-me-quer-bravo e   olho de boi. Se trata de uma planta herbácea e perene, que surgiu na Europa . Seu ciclo vital é de mais de um ano. É da mesma família, do crisântemo , da dália e do girassol . Do cruzamento desta espécie com outras, nasceram variedades que se cultivam em todo o mundo. A parte da margarida conhecida como flor , em alguns casos tem diâmetro superior a dez centímetros. Na verdade a margarida é uma inflorescência chamada capítulo . As marginais, são as  pétalas  e  são brancas. As flores estão abrigadas em seu centro, no disco central amarelo, e estas  flores são  he
  PLANTAS DE SOL PLENO, MEIA SOMBRA E SOMBRA VOCÊ SABE A DIFERENÇA? Você sabe o que as pessoas querem dizer quando falam que uma planta é de meia sombra? De sol pleno? Ou de sombra?   Eu sou Abraão Ramalho colaborador do Projeto Chiara, vou te ajudar a entender um pouco mais sobre essas peculiaridades.   Primeiro você precisa saber que em um jardim podemos encontrar vários tipos de iluminação, o que também é conhecido como sub clima e entender como identificar cada tipo. Existe uma forma de medir a luz, com um aparelho, mas no dia a dia podemos utilizar do olho humano para ver se o local está bom ou não. Não existem definições exatas, mas a Universidade de Illinois tenta explicar mais ou menos o que é cada um dos tipos de iluminação:     Sol pleno: significa que a planta Precisa de 4 a 6 ou mais horas de sol direto. Pode ter sombra em partes do dia, e não precisam ser 6 horas ininterruptas de sol.     Meia sombra: significa que a planta precisa de 2 a 4 horas de sol por dia.     Sombra

JACARANDA DE MINAS - VOCÊ JA PAROU PARA OLHAR?

Jacarandá de Minas é uma espécie  de arvore de médio porte, sua altura vai de 5 a 10 metros, e seu diâmetro varia de 30 a 40 cm. Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná. Sua madeira é própria para marcenaria. Floresce durante os meses de setembro/dezembro, época em que ela fica totalmente despida de sua folhagem velha, apresentando somente suas flores. Seus frutos amadurecem entre agosto e setembro. Em virtude da beleza de suas flores e folhas, é amplamente utilizada no paisagismo em geral. No México, em algumas de suas cidades, ela é facilmente encontrada embelezando suas ruas. A árvore  Jacarandá de Minas é usada em  reflorestamentos, isto é preservação ambiental, arborização urbana, paisagismo e plantio doméstico. Para seu uso  na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada, levando em conta sua altura e suas raízes, para que não haja problemas com a fiação elétrica ou